/ Cristianismo: Perguntas e respostas: Trindade, o que é?

Obrigado pela visita


Se você gostou do trabalho feito aqui ajude a divulgar, pois a necessidade de darmos conta da nossa fé hoje é mais urgente do que em outros tempos, visto que somos bombardeados por numerosas correntes filosóficas e religiosas contrárias à fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Somos assim levados a procurar fortalecer cada vez mais a nossa crença católica por meio de um aprofundamento sobre o que ensina o Sagrado Magistério, a Sagrada Tradição e as Sagradas Escrituras.


Queira Deus abençoar este trabalho e a todos os nossos leitores.


Página inicial Índice Remissivo de Artigos Última página


Traduza esta página

sábado, 4 de abril de 2009

Trindade, o que é?

Jesus é Deus

Jesus significa "Deus salva"

Ele foi chamado Emanuel (Mt 1,23). Significa "Deus conosco"

Dito isto apresento alguns textos comprovando o exposto:


Ap 22,13. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim.


Mt 1,21. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.

22. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:

23. Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco.


Jo 8,56. Abraão, vosso pai, exultou com o pensamento de ver o meu dia. Viu-o e ficou cheio de alegria.

57. Os judeus lhe disseram: Não tens ainda cinqüenta anos e viste Abraão!...

58. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão fosse, eu sou.

59. A essas palavras, pegaram então em pedras para lhas atirar. Jesus, porém, se ocultou e saiu do templo.

(Jesus foi morto porque os judeus não o aceitaram como Deus. A expressão Eu Sou vem do hebraico YHWH (tetragrama inelegível (foi traduzido por Javé) foi como Deus se apresentou a Moises em Ex 3,14)


Ex 3,13. Moisés disse a Deus: Quando eu for para junto dos israelitas e lhes disser que o Deus de seus pais me enviou a eles, que lhes responderei se me perguntarem qual é o seu nome?

14. Deus respondeu a Moisés: EU SOU AQUELE QUE SOU. E ajuntou: Eis como responderás aos israelitas: (Aquele que se chama) EU SOU envia-me junto de vós.

15. Deus disse ainda a Moisés: Assim falarás aos israelitas: É JAVÉ, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, quem me envia junto de vós. Este é o meu nome para sempre, e é assim que me chamarão de geração em geração.


Jo 14,8. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.

9. Respondeu Jesus: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai...

10. Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.

11. Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.


Jo 1,1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.

2. Ele estava no princípio junto de Deus.

3. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.

4. Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens.


Gn 1,1. No princípio, Deus criou ... 2. ...o Espírito de Deus pairava sobre as águas.

3. Deus disse: "Faça-se..." (o Pai cria, com a presença do Espírito Santo (que pairava) e pela ação da Palavra (o Filho, o Verbo de Jo 1)).


Gn 1,26. Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança" (REPARE QUE ELE DISSE: A NOSSA NO PLURAL)


Filipenses 2,6. Sendo JESUS de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus,

7. mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.


Col 1,15. JESUS é a imagem VISÍVEL de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação.


Col 2,9. Pois EM JESUS habita corporalmente toda a plenitude da divindade.


Hebr 1,3. JESUS É O Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus,


Hebr 1,8. ao passo que do Filho (JESUS) diz: O teu trono, ó Deus, subsiste para a eternidade. O cetro do teu Reino é cetro de justiça.

9. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade. Por isso, ó Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria, mais que aos teus companheiros


1Jo 5,20. Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Ele (JESUS) é o verdadeiro Deus e a vida eterna.


Jo 1,18. Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem nos deu a conhecer.


Jo 10,30. Eu e o Pai somos um.

31. Os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar... 33. Os judeus responderam-lhe: Não é por causa de alguma boa obra que te queremos apedrejar, mas por uma blasfêmia, porque, sendo homem, te fazes Deus... 37. Se eu não faço as obras de meu Pai, não me creiais.

38. Mas se as faço, e se não quiserdes crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.

39. Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas mãos. (NOVAMENTE OS JUDEUS TENTARAM MATÁ-LO POR ELE SER DEUS)


Jo 20,27. Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé.

28. Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! (NOTE QUE OS DISCÍPULOS O RECONHECIAM COMO DEUS)


Jo 5,18. Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus. (NOVAMENTE OS JUDEUS TENTARAM MATÁ-LO POR ELE SER DEUS)


Jo 16,13. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.

14. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.

15. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará. (NOTE QUE JESUS SE IDENTIFICA TAMBÉM COM O ESPÍRITO SANTO)


2Cor 3,17. Ora, o Senhor (DEUS) é Espírito (SANTO), e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. (NOTE QUE AQUI DEUS E O ESPÍRITO SANTO SÃO A MESMA PESSOA)

2Pd 1,1. Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, pela justiça do nosso DEUS e Salvador Jesus Cristo (AQUI DEUS E CRISTO SÃO A MESMA PESSOA)


Tit 2,13. na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo (AQUI DEUS E CRISTO SÃO A MESMA PESSOA)

Há um único deus em três pessoas distintas (Trindade).

Existe uma só divindade e poder, que existe una nos três.

Divindade sem diferença de substancia ou de natureza, sem grau superior que eleve ou grau inferior que rebaixe. Cada um considerado em si é deus todo inteiro, deus os três considerados juntos.

Uma é a pessoa do pai, outra é a pessoa do filho, outra é a pessoa do espírito santo, mas uma só é a divindade. Iguais em gloria e inseparáveis naquilo que são.

Uma só natureza em três pessoas distintas.


Por Deus ser Trindade somos batizados em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mt 28,19. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


O Sinal-da-cruz também é feito em nome da Trindade.


Na Liturgia, oramos a Deus Pai, pelo seu Filho, na unidade do Espírito Santo. "Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..."


No Símbolo Niceno-Constantinopolitano lê-se: "Creio em um só Senhor Jesus Cristo... Deus de Deus, Luz da Luz, Deus Verdadeiro de Deus Verdadeiro. Gerado, não criado, consubstancial (da mesma substância) ao Pai.


Por Ele todas as coisas foram feitas...


Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário