/ Cristianismo: Perguntas e respostas: Os Dez Mandamentos, você sabe quais são?

Obrigado pela visita


Se você gostou do trabalho feito aqui ajude a divulgar, pois a necessidade de darmos conta da nossa fé hoje é mais urgente do que em outros tempos, visto que somos bombardeados por numerosas correntes filosóficas e religiosas contrárias à fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Somos assim levados a procurar fortalecer cada vez mais a nossa crença católica por meio de um aprofundamento sobre o que ensina o Sagrado Magistério, a Sagrada Tradição e as Sagradas Escrituras.


Queira Deus abençoar este trabalho e a todos os nossos leitores.


Página inicial Índice Remissivo de Artigos Última página


Traduza esta página

terça-feira, 21 de abril de 2009

Os Dez Mandamentos, você sabe quais são?

Por: Fabiano Carvalho
É muito citado os “Dez Mandamentos” mas nem todos os conhecem.
De onde eles foram tirados?
Quem os inventou?
A bíblia os enumera?
São várias as perguntas que são suscitadas ao citar os Mandamentos da Lei de Deus.
Vamos tentar entender um pouco e ver o que Deus disse a Moisés no monte Sinai:
Ex 20

1. Então Deus pronunciou todas estas palavras:
2. “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão.
3. Não terás outros deuses diante de minha face.
4. Não farás para ti ídolo, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.
5. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam,
6. mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
7. “Não pronunciarás o nome de Javé, teu Deus, em prova de falsidade, porque o Senhor não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro.
8. Guardarás o dia do sábado ( שבת que em hebraico é shabat) e o santificarás, como te ordenou o Senhor, teu Deus.

9. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra.
10. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros.
11. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.
12. Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus.
13. Não matarás.
14. Não cometerás adultério.
15. Não furtarás.
16. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.
17. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence.”

Ao ler as palavras de Deus, notamos que Ele não enumera os mandamentos e em Deut 10, 4 a expressão hebraica é ( áSeret haDDübärîm ) que pode ser entendida como 10 palavras d'onde vem a expressão conhecida grega deka logos (decálogo).
Com a vinda de Jesus e consequentemente com o surgimento do cristianismo, passou se a ensinar os iniciados na nova fé e como nem todos sabiam ler, já que estudo era coisa para poucos, a Igreja passou usar o instrução oral com um método chamado catequese. Catequese nada mais é que sermões a respeito de certo tema para doutrinar uma pessoa. A Igreja para nos ensinar resumiu os mandamentos de forma catequética da seguinte forma:
1º Amar a Deus sobre toda as coisas
2º Não tomar seu nome em vão
3º Guardar o dia do Senhor
4º Honrar pai e mãe
5º Não matarás
6º Não pecar contra a castidade
7º Não furtarás
8º Não levantar falso testemunho
9º Não cobiçar as coisas alheias
10º Não cobiçar a mulher do próximo
_________________________________________________________________
Porque a Igreja ensina os mandamentos dessa forma?
Justamente pelo fato de nem todos saberem ler e muito menos nem todos terem acesso a bíblia, já que no início do cristianismo não havia acesso fácil a bíblia como se tem hoje, já que os livros da bíblia eram copiados manualmente em pergaminhos ou papiros. Assim a forma de evangelizar era muito mais através da forma oral do que da escrita, então para facilitar o aprendizado, existiam sempre os sermões e foi assim que surgiu os Dez Mandamentos compendiados da forma que conhecemos hoje. O Decálogo é apresentado assim: falando do amor a Deus são os quatro primeiros mandamentos e falando do amor ao próximo são os outros seis. Assim os mandamentos da bíblia foram resumidos para que se facilitasse a memorização. Por isso as diferenças em expor o Decálogo que quer dizer dez palavras não passam de diferentes formas de resumir o texto que em nada muda o seu conteúdo. Por exemplo, quem ama a Deus sobre todas as coisas não vai adorar um ídolo e muito menos fazer um para si. Outro exemplo é quem não cobiça a mulher do outro não vai adulterar. Ou ainda, quem não cobiça as coisas alheias não vai furtar. Tomando essas idéias por base poderíamos fazer várias comparações, por isso, não importa como foi compendiado o Decálogo e sim se você o segue. Assim como quem ama a Deus não ´fabrica ídolos e nem os adora, quem ama o próximo como a si mesmo não rouba, nem levanta falso testemunho, não mata, não trai e muito mais respeito tem a seus pais.
Mas se fizermos uma leitura desatenta dos mandamentos podemos tirar muito mais de dez leis do trecho de Êxodo e alguns conseguem enxergar até 13 mandamentos, veja na tabela ilustrativa.
















As 13 leis? Os Dez Mandamentos Judeu Anglicano, Presbiteriano, e Outras igrejas Cristãs Igreja Católica Ortodoxa Igreja Católica Apostólica Romana e Luterano Adventista do Sétimo dia
Eu sou o Javé, o teu Deus – Ex 20, 2 Introdução Introdução
Não terás outros deuses além de mim –
Ex 20, 3
Não farás para ti nenhum ídolo –
Ex 20, 4
Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. –
Ex 20, 5
Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus -
Ex 20, 7
Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo – Ex 20, 8 4º Sábado 4º Domingo 4º Domingo 3º Domingo 4º Sábado
Honra teu pai e tua mãe - Ex 20, 12
Não matarás – Ex 20, 13
Não adulterarás – Ex 20, 14
10ª Não furtarás – Ex 20, 15
11ª Não darás falso testemunho contra o teu próximo –
Ex 20, 16
12ª Não cobiçarás a casa do teu próximo –
Ex 20, 17
10º 10º 10º 10º
13ª Não cobiçarás a mulher do teu próximo –
Ex 20, 17
10º 10º 10º 10º 10º
Quanto a ordem dos dez mandamentos é apenas questão catequética e não doutrinaria, já que a ordem não vai alterar o resultado querido por Deus.
Alguns poderão questionar a questão da ordem de não se fazer ídolos, a respeito disso veja como o tema é abordado, no Artigo: Deus proibiu a fabricação de imagens?
Outros questionarão, o dia do Senhor é Sábado ou Domingo?
Se observarmos o original hebraico de Êxodo veremos que a palavra sábado = שבת que em hebraico é shabat, significa descanso e não um dia especifico da semana. Assim o dia da semana não importa desde que seja dedicado a Deus, como os Judeus guardavam o sábado os adventistas surgidos no século 19 resolveram os seguir.
Mas se estudarmos o início do Cristianismo e a própria bíblia veremos como essa dúvida se dissipa sem problemas veja alguns exemplos.
"O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado; de modo que o Filho do Homem é senhor até do sábado" (Marcos 2, 27).
"Portanto, ninguém vos julgue por questões de comida e de bebida, ou a respeito de festas anuais ou de sábados, que são apenas sombra de coisas que haviam de vir, mas a realidade é o Corpo de Cristo" (colossenses 2, 16).
Nos tempos de Jesus Cristo, 39 tipos de trabalhos eram terminantemente proibidos. Entre eles o de colher espigas (cf. Mt 12,2), o de carregar fardos (Jo 5,10), e até andar (Mt 19, 20), etc. Os enfermos só podiam ser atendidos em perigo iminente de morte, motivo pelo qual se opuseram a Jesus, que curava aos sábados (cf. Mt 12,9-13; Mc 3,1-5; Lc 6,6-10; 13,10-17; 14,1-6; Jo 5,1-16; 9,14-16).
Os defensores do Shabat como sendo o dia de Sábado dizem que ele é perpétuo. Se isto fosse uma verdade, significaria que todas Leis Levíticas (das impurezas, circuncisão, páscoa, incenso, sacerdócio, etc) também seriam perpétuas. Por exemplo, em Ex.12:14 está declarado que a páscoa terá de ser guardada "por suas gerações" e "por todo o sempre", exatamente como é dito sobre o Shabat. A oferta de incensos também é dita como perpétua (Ex.29:42). Lavagem de mãos e pés também (Ex.30:21).
Ap 1,10 se o Domingo não é o Dia do Senhor, por que São João assim o indicou no Livro do Apocalipse?
Veja a comparação:
O Senhor do sábado é Javé, os judeus chamavam de o dia do Javé. (ver Ex 16, 23- 25).
"Porque o Filho do Homem é senhor também do sábado". (Mt 12,8)
Jesus é o Senhor do Shabat e como Jesus ressuscitou no Domingo, este passou a ser o dia do Senhor Jesus, pois que este ressurgiu com sua glória.
Ressurreição. Mt 28,1; Mc 16,2; 16,9; Lc 24,1; Jo 20,1
No domingo Jesus aparece aos discípulos. Jo 20, 19
Reunião dos Apóstolos neste dia. 1Cor 16,2;
"No primeiro dia da semana, tendo-nos nós reunidos para a fração do pão..." (At 20,7).
Com Cristo se inaugura um tempo novo e definitivo. Ele é o Alfa e o Ômega o principio e o fim, e como no domingo é o primeiro dia da semana e o último da criação.
A Sagrada Escritura o chama e a Igreja toda proclama: O dia do Senhor (ver Ap 1, 8.10). Concluímos assim com as palavras de Nosso Senhor:

Jesus nos ensina em Mt 22
34. Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se
35. e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova:
36. Mestre, qual é o maior mandamento da lei?
37. Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5).
38. Este é o maior e o primeiro mandamento.
39. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).
40. Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas.
A estas palavras de Jesus só quem cria caso é quem não o quer ouvir. Fica muito claro o maior dos mandamentos é o Amor para com Deus e em seguida para com o próximo.

3 comentários:

  1. Meu amigo,
    Vc está em uma situação complicada ensinando as coisas desta forma. Veja o q Jesus diz a respeito do q vc está fazendo:
    "Qualquer, pois, que VIOLAR um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ENSINAR AOS HOMENS, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." Mateus 5:19
    Sugiro vc reler Êxodo 20...
    Abraços e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. MEU AMIGO,


    EU GOSTO DE RESPEITAR AS PESSOAS QUE TEM IDEAIS DIFERENTES, MAS DE VEZ EM QUANDO VOCE SE DEPARA COM PESSOAS COMO VOCE E ENTAO E BOM SER CURTO EM PALAVRAS E DIRETO

    JESUS FOI MUITO CLARO QUANDO DISSE QUE PELO FRUTO CONHECEREIS A ARVORE, UMA ARVORE BOA NAO PRODUZ FRUTO RUIN E ARVORE RUIM NA PRODUZ FRUTO BOM.

    VOCE SE DIZ CATOLICO APOSTOLICO ROMANO, E NO COMECO DA SUA PAGINA VOCE CITOU O SEGUINTE:


    aprofundamento sobre o que ensina o Sagrado Magistério, a Sagrada Tradição e as Sagradas Escrituras.

    INTERESSANTE COMO AS ESCRITURAS ESTAO EM ULTIMO LUGAR NA SUA LISTA...


    MAS COME EU ESTAVA DIZENDO A RESPEITO DE BOM FRUTOS E FRUTOS RUIM.


    FACA UM ESTUDO DA HISTORIA DA SUA IGREJA NO PASSADO, CHAMADO DE DARK AGES, E VOCE VERA QUE A SUA IGREJA PRODUZIU ALGUMS FRUTOS QUE JESUS MESMO PROFETIZOU.



    Joas 16:2 Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus.


    LE A HISTORIA DA SUA IGREJA E ENTAO A GENTE CONVERSA......

    REPENT, TURN AWAY FROM YOURS SINS AND LIVE......

    ResponderExcluir
  3. Acho que aqui, nao é para impor nossas ideias a ninguém, estamos so dando a nossa maneira de ver as coisas.. é so nesse estado de espirito que deixo aqui estas palavras!
    Eu acho que aqui hà confusão! E nao deveria! Se hà qualquer coisa que nao nos deve deixar duvidas é o Décalogo ou os Dez Mandamentos dados a Moisés no Monte Sinai!! Se nao tenho duvidas que outras leis foram "anuladas" com a vinda de Cristo (sobre os sabados "especiais" que haviam durante o ano (leis cerimoniais)etc..)também nao tenho a minima duvida que Deus nos deu uma regra de vida a seguir se queremos ser salvos: a sua LEI... senao porque Ele quiz escrever de seus proprios dedo os Dez Mandamentos??? (ex: 31:18). Ele poderia muito bem dita-los a Moisés como fez com os profetas por toda a Biblia!!! Mas Ele qui que nao houvesse nenhuma duvida sobre aquilo que quer que nos guie se nos queremos salvar.... Jesus cumpriu essa Lei sem modificar a mais pequenina letra... nao da para duvidar!

    ResponderExcluir