/ Cristianismo: Perguntas e respostas: O que é a Bíblia?

Obrigado pela visita


Se você gostou do trabalho feito aqui ajude a divulgar, pois a necessidade de darmos conta da nossa fé hoje é mais urgente do que em outros tempos, visto que somos bombardeados por numerosas correntes filosóficas e religiosas contrárias à fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Somos assim levados a procurar fortalecer cada vez mais a nossa crença católica por meio de um aprofundamento sobre o que ensina o Sagrado Magistério, a Sagrada Tradição e as Sagradas Escrituras.


Queira Deus abençoar este trabalho e a todos os nossos leitores.


Página inicial Índice Remissivo de Artigos Última página


Traduza esta página

domingo, 10 de maio de 2009

O que é a Bíblia?

Bíblia é uma palavra grega que significa livros ou conjunto de livros.
É o conjunto de todos os livros inspirados por Deus, sendo dividos em Antigo e do Novo Testamento.
A Bíblia começou a ser escrita no século 13 AC e terminou de ser escrita no século 1 DC e foi escrita por vários autores inspirados pelo Espírito Santo.
Escrever naquela época era uma arte rara, já que se usavam tábuas de madeira, blocos de barro, pedras, papiros e couro de animais, daí se vê a dificuldade em escrever e ler numa época em que poucos podiam estudar.
O Antigo Testamento fala do acontecido do início do mundo até a vinda de Cristo e contém 46 livros. O Antigo Testamento foi quase todo escrito em hebraico com alguns livros em aramaico e outros em grego.
O Novo Testamento começa com a vinda de Cristo e vai até o início do cristianismo e contém 27 livros. O Novo Testamento foi quase todo escrito em grego e um livro em hebraico.
“O Novo testamento está escondido no Antigo, ao passo que o Antigo é desvendado no Novo.” (frase de Santo Agostinho)
Como a Bíblia chegou até nós?
Como não havia imprensa, desde o Antigo testamento os livros eram copiados manualmente.
Graças aos monges católicos que a bíblia chegou até nossos dias, pois estes a copiavam manualmente em papiros e pergaminhos, assim sendo possível nos dias de hoje, a difusão da bíblia.
Existiram grandes traduções dos textos originais ao longo da história da Bíblia, entre elas a tradução dos LXX feita em Alexandria no Egito no século 3 AC, tradução esta apenas do Antigo testamento e feita em grego. Outra grande tradução foi a Vulgada de São Jerônimo no século 4 DC, tradução esta feita em latim que era a língua mais falada no mundo, naquela época.
A Bíblia já foi escrita com divisões em capítulos e versículos?
Somente em 1214 DC, Estevão Langton, depois cardeal, dividiu a Bíblia toda em capítulos, o que facilitou imensamente o seu estudo.
Em 1528, Santo Pagnini dividiu os capítulos do Antigo Testamento em versículos.
Em 1550, Roberto Estevão fez o mesmo com o Novo Testamento.
Existe diferença entre a Bíblia usada pelos Católicos e a usada pelos protestantes?
A diferença está no Antigo Testamento já que cânon do Antigo Testamento o catolicismo segue o da Tradução dos LXX (300 AC), usando apenas os livros que aparecem em todas as versões.
O protestantismo segue o sínodo feito pelos fariseus em Jâmnia no ano (100DC), eles decidiram que apenas os livros escritos dentro de Israel e em lingua hebraica fariam parte do cânon do Antigo testamento.
Assim a Bíblia Católica tem 73 livros, a protestante tem 66 e as ortodoxas chegam a ter 81 livros, já que, muitos seguem alguns livros que aparecem apenas em algumas versões da Septuaginta.
Toda Bíblia Católica tem a inscrição “Imprimatur” que significa imprimasse assinado por um Bispo.
Quando foi escrito o Novo Testamento?
38-61 d.C. O PRIMEIRO EVANGELHO FOI ESCRITO: S. Mateus, um dos
doze apóstolos de Cristo, mártir da fé, escreve o primeiro evangelho da vida de Cristo em hebraico. Este evangelho seria seguido por três outros evangelhos escritos em grego.
O Evangelho de S. Marcos (64 d.C.), o Evangelho de S. Lucas (63 ou 64 d.C.) e o Evangelho de S. João (97 d.C.).
52 d.C. A PRIMEIRA EPÍSTOLA FOI ESCRITA: S. Paulo, apóstolo de Cristo,
mártir da fé, escreve a primeira Epístola a uma parte da Igreja. Esta é conhecida hoje como "Primeira aos Tessalonicenses". Este escrito seria seguido de 21 outras epístolas Apostólicas, sendo o último escrito pelo Apóstolo S. João, em 69 d.C.
64 d.C. FOI ESCRITO OS ATOS DOS APÓSTOLOS: S. Lucas, discípulo de S.
Paulo, mártir da fé, escreve "Atos dos Apóstolos", uma história da igreja da Páscoa até a morte de S. Paulo. Atos e o Evangelho Segundo São Lucas, fez S. Lucas o autor da maior parte do NT.
98-99 d.C. O ÚLTIMO LIVRO DIVINAMENTE INSPIRADO DOS
APÓSTOLOS É FEITO: S. João, Apóstolo de Cristo, escreve o último livro
divinamente inspirado dos Apóstolos. Isto é conhecido hoje como Apocalipse.
Conclusão:
Conhecer a Bíblia não significa apenas decoras alguns versículos, mas conhecer a sua história, como foi formada, como foi escrita e porque foi escrita.
Conhecer a História daquela época é fundamental para se entender o contexto e os acontecimentos narrados que muitas vezes nos deixam perplexos.
Conhecendo como pensavam os povos em cada época se começa a entender a mensagem que eles nos transmitem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário