/ Cristianismo: Perguntas e respostas: Quando começa a vida humana?

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domingo, 29 de março de 2009

Quando começa a vida humana?


Diante da incapacidade ou da falta de boa vontade de alguns reconhecerem a vida desde o início na fecundação, colhi este artigo para sua apreciação e futura reflexão.









Doutor Jérôme Jean Louis Marie Lejeune (Montrouge, 1926 — 1994) foi um médico francês, pediatra e professor de genética considerado o pai da genética moderna, Doutor em Ciências, e professor de Genética Fundamental. Por sua descoberta da causa genética da "Síndrome de Down", recebeu o Prêmio Kennedy. Recebeu também a "Memorial Allen Award Medal", a mais alta distinção
mundial no campo da Genética.
O Dr. Lejeune foi membro de várias academias científicas, entre as quais: Academia Americana de Artes e Ciências, Real Academia de Medicina, Real Sociedade de Ciências de Estocolmo, Academias de Ciências da Itália e da Argentina, Pontifícia Academia de Ciências, Instituto Francês de Ciências Morais e Políticas, e Academia Francesa de Medicina.
O Dr. Lejeune chamou a atenção do mundo inteiro para um fato que, na verdade, já se sabe há decadas: que já existe um ser humano desde a primeira célula, o óvulo fecundado.Chefe da unidade de citogenética do Hospital Necker - Enfants Malades, em Paris, Jérôme Lejeune conquistou uma reputação mundial é nomeado em seguida "expert" internacional pela França.

“Não há diferença entre a pessoa que você
era no momento da fecundação do óvulo de
sua mãe e a pessoa que você é hoje. Desde a
concepção, você é um ser humano”.
Dr. Jérôme Lejeune - Fundação Jérôme Lejeune

Segundo Dr. Jérôme, há fatos incontestáveis que comprovam o início da vida humana
Primeiro: O indivíduo humano começa a existir biologicamente a partir de quando ele tem um corpo. A formação do corpo de qualquer pessoa inicia-se no momento da fecundação. Ou seja, o primeiro passo para a formação de um novo indivíduo é a fusão de duas células altamente
especializadas, denominadas gametas: o oócito e o espermatozóide.
Segundo: Uma conseqüência da fusão dessas duas células é que elas perdem a capacidade de operar independentemente uma da outra, passando a trabalhar como uma unidade chamada zigoto ou embrião unicelular. É no momento exato da fusão dos gametas, que o número cromossômico da espécie é recomposto (46 cromossomos), possuindo o zigoto a informação genética que ditará seu desenvolvimento rigorosamente orientado como um novo sistema, regulando sua própria duplicação e todas as suas características fenotípicas futuras.
Terceiro: Os genes começam a transcrever suas informações (a sintetizar RNA mensageiro a partir do DNA) logo após a fertilização. A ativação de genes no embrião ocorre antes da primeira divisão celular, que se dá 15 a 20 horas após a fertilização. O zigoto, por tanto começa a existir a operar como uma unidade, desde o momento da fecundação.
Quarto: O zigoto possui um genoma (conjunto gênico) absolutamente único, que lhe confere uma identidade biológica. Cada embrião é uma combinação gênica singular. Nunca ocorreu nem ocorrerá outro genoma igual.
Quinto: O embrião tem uma vida intensíssima, por representar um período do desenvolvimento humano em que as taxas de divisão celular são constantes.

Palavras do Dr. Lejeune

“O aborto é um crime em qualquer circunstância. Os fetos que apresentam problemas, as crianças que nascem doentes, com síndrome de Down, por exemplo, têm todo o direito de viver, o mesmo direito dos seres humanos considerados 100% saudáveis. Um feto é sempre um feto. Se ele é doente, devemos estar a seu serviço, e não ajudá-lo a morrer. É preciso que se deixe bem claro: não existe aborto terapêutico. Uma 'terapia' que mata 100% não é uma terapia. O ‘aborto terapêutico’ deveria ser chamado de ‘aborto de conveniência’ ou ‘aborto racista’.
Os defensores do aborto dizem que o feto na barriga da mãe, especialmente nas primeiras semanas de gravidez, ainda não é uma pessoa, ainda não vive. Isso é uma distorção da verdade científica. Sem querer repetir o óbvio, a vida começa na fecundação. Quando os 23 cromossomos masculinos transportados pelo espermatozóide se encontram com os 23 cromossomos da mulher, todos os dados genéticos que definem o novo ser humano já estão presentes. A fecundação
é o marco do início da vida. Daí para frente, qualquer método artificial para destruí-la é um assassinato. O que diferencia a matéria animada da matéria inanimada é a presença de longas moléculas de DNA que contêm uma mensagem. Essa mensagem é a própria vida. Se esta mensagem é uma mensagem humana, essa vida é uma vida humana.
O homem é o único ser neste planeta que sabe que existe uma relação natural entre o ato sexual e a procriação. O mais astuto chimpanzé nunca saberá que existe uma relação entre o fato de cruzar com sua mona e a aparição, nove meses depois, de um macaquinho parecido com ele. Ele não é capaz de compreender essa relação. O ser humano sempre entendeu isso. Daí, se poder concluir, que o comportamento sexual do homem é certamente o que mais se distingüe do
comportamento sexual dos demais seres vivos, porque somente o homem sabe que as crianças são o fruto do amor.
Portanto, no comportamento sexual, separar o prazer e o amor da reprodução e, por conseqüência, do filho, é um erro de método. Isso pode ser resumido assim:
- A pílula significa ‘fazer amor’ sem fazer filho.
- A fecundação extracorpórea significa fazer filho sem ‘fazer amor’.
- O aborto significa desfazer o filho.
- A pornografia ou a promiscuidade significa desfazer o amor.

Nada disso é compatível com a dignidade humana". A partir da fusão dos dois gametas, uma nova célula humana, com uma nova estrutura de informação, começa a operar como uma unidade individual, tendendo à completa expressão de sua dotação genética. Esta nova célula não é, absolutamente, parte de um organismo, seja do pai, da mãe, ou do novo indivíduo, mas já é o próprio indivíduo todo, precisamente em fase de embrião.
O ser humano deve ser respeitado e tratado como pessoa, desde a sua concepção, pois, a partir
do momento em que o óvulo é fecundado, inicia-se uma nova vida, que não é aquela do pai ou da mãe, e sim a de um novo ser humano, que se desenvolve por conta própria, sendo dependente do ambiente intra-uterino, da mesma forma que somos dependentes do oxigênio para viver. Biologicamente, cada ser humano é um evento genético único, que não mais se repetirá.

Perguntas feitas ao Dr. Lejeune no Auditório Petrônio Portella, Senado Federal, Brasília, em 27 de Agosto de 1991.

1. O número de abortos diminuiu com a legalização do aborto em seus país?
Naturalmente não. A autorização de um ato antes
proibido não diminui o número de infrações. Nunca
entendi como se imaginar uma redução do número de
abortos após a legalização. Isso não aconteceu em
nenhum país do mundo.
2. O senhor aceita o aborto em alguma circunstância?
Não vejo qualquer circunstância que justifique matar
um inocente e, se não me engano, no Brasil não existe a
pena de morte para os culpados. Se não há pena de mor te
para os culpados, não vejo razão para se instituir uma
pena de morte para os inocentes.
3. O professor aceita a tese de que o aborto e a esterilização fazem parte de um plano neomalthusiano voltado não exclusivamente, mas principalmente, para o Terceiro Mundo?
Sim, isso é muito claro.
4. O senhor é contra o aborto quando uma mulher engravida no ato de um estupro?
O estupro é um crime, mas não cometido pela
criança. Quem deveria ser castigado é aquele que
cometeu o estupro.
É muito raro uma mulher engravidar em decorrência
de um estupro. Contudo, a gravidez pode ocorrer. Então,
quando acontece, trata-se de uma questão que deveria
ser resolvida pelo Estado. O Estado, se fosse
verdadeiramente civilizado, deveria dizer: "O homem que
gerou essa criança não é digno de ser reconhecido como
pai. Por conseguinte, a criança que foi concebida é órfã
no sentido legal". Assim, essa criança deveria ser
adotada pelo Estado, para que a mulher estuprada
pudesse ver seu filho sob a tutela do Estado, pois é
obrigação do Estado proteger as crianças.
"A pílula, a fecundação extracorpórea, o aborto, a pornografia, nada disso é compatível com a dignidade humana”.
5. O senhor acha que a cultura contraceptiva leva ao aborto? É possível demonstrar isso cientificamente, filosoficamente?
Sim, a contracepção (química) leva ao aborto. Tal
afirmativa não é uma opinião, é um fato estatístico. Em
todos os países em que se votou a lei do aborto, 20% das
mulheres em idade fértil tomavam pílulas. Isso aconteceu
na França, na Alemanha na Espanha, na Itália, na
Dinamarca, na Inglaterra, e em todos os países onde
existem dados precisos sobre o uso da pílula e a prática do
aborto.
Parece absurdo porque, em princípio, se uma mulher
toma a pílula, ela não engravidará e, assim, aparentemente,
não irá fazer aborto.
Isso pode ser verdade para as moscas, seria também
assim com as vacas, mas a nossa espécie não se acha
nesse nível, ocorrendo que, em muitos casos, uma
gravidez surge quando se deixa de usar anticoncepcionais.
Existe outro motivo. Aqueles que pretendem legalizar
o aborto procuram fazer com que a sociedade considere as
crianças como “pesos”, como alguém que está “demais”,
para que, então, os parlamentares admitam votar uma lei
permitido matar as crianças, o que é totalmente absurdo.
“Não há diferença entre a pessoa que você
era no momento da fecundação do óvulo de
sua mãe e a pessoa que você é hoje. Desde a
concepção, você é um ser humano”.

"A Genética não pode ser separada da Ética, como a Ética não pode ser separada da Metafísica. É esta que deve dizer o que é um embrião humano. Uma vez comprovado que é pessoa, cabe-lhe o respeito devido a toda pessoa humana". Dr. Alberto Caturelli, Professor da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina
Todo ser humano deve ter o direito à
vida em todas as fases de sua existência, a partir da concepção, até a mor te natural. O direito à vida é o primeiro e o mais importante de todos os direitos humanos. Negar o direito à vida em alguma fase do desenvolvimento humano significa considerar alguns seres humanos mais importantes do que outros. Que nome damos a isso, senão discriminação, injustiça social, ou eugenia?



Bibliografia:
LEJEUNE, Jérôme. "O Direito de Nascer". In: Veja.
São Paulo, Editora Abril, setembro de 1991, p. 7-10.
- Genética Humana e Espírito. Brasília, editado
pelo Senado Federal, 1992.
THOMPSON, Margaret W., Mc INNES, Roderick R.,
WILLARD, Huntington F. Genética Médica. Rio de Janeiro,
Guanabara Koogan, 6ª edição, 2002.
Consultoria:
Márcia Mattos Gonçalves Pimentel, Doutora em Genética
Humana, Professor Adjunto de Genética na Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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