/ Cristianismo: Perguntas e respostas: O que é pecado?

Obrigado pela visita


Se você gostou do trabalho feito aqui ajude a divulgar, pois a necessidade de darmos conta da nossa fé hoje é mais urgente do que em outros tempos, visto que somos bombardeados por numerosas correntes filosóficas e religiosas contrárias à fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Somos assim levados a procurar fortalecer cada vez mais a nossa crença católica por meio de um aprofundamento sobre o que ensina o Sagrado Magistério, a Sagrada Tradição e as Sagradas Escrituras.


Queira Deus abençoar este trabalho e a todos os nossos leitores.


Página inicial Índice Remissivo de Artigos Última página


Traduza esta página

terça-feira, 17 de março de 2009

O que é pecado?

O pecado é uma desobediência voluntária a lei de Deus.
É uma desobediência feita com plena advertência do entendimento e da razão e consentimento pleno.
Pode-se pecar por pensamentos, palavras, atos e omissões.
A ignorância pode justificar a culpa desde que a pessoa não tenha culpa de sua ignorância na matéria do erro.
O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta.
Foi definido como “uma palavra, um ato ou um desejo contrários a lei eterna”.
A raiz do pecado está no coração do homem. (Mt 15,19 – 30)
É pecado, uma falta que é cometido com plena consciência e deliberadamente.
O pecado requer pleno consentimento. Pressupõe o conhecimento do caráter pecaminoso do ato, de sua oposição a lei de Deus, portando é um ato pessoal.
A ignorância pode até justificar a falta, pois é cometido sem advertência ou pleno consentimento da vontade.
Assim a ignorância pode justificar a culpa desde que a pessoa não tenha culpa da própria ignorância.
Os pecados chamados leves, não os considerem insignificantes: se os consideram insignificantes ao pesá-los, treme ao contá-los.
Todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados, desde que sinceramente arrependidos.
Mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo é isto que leva a perdição eterna. (Mt 12,31)
O pecado é um ato pessoal. Além disso, temos responsabilidade nos pecados cometidos por outros, quando neles cooperamos:
Mandando, aconselhando, louvando ou aprovando estes pecados;
Não revelando ou protegendo os que fazem o mal.
Caso não haja arrependimento, o pecado acarreta morte eterna.
________________________________________________
1 - Pecados veniais são pecados 'leves' ou perdoáveis pela via extra-sacramental, através da realização de obras penitentes. A Igreja, não obstante, recomenda vivamente a confissão dos pecados veniais.
São pequenas faltas morais, como, por exemplo, omitir algum fato, negligenciar quanto à obrigação como cristão no âmbito dos deveres impostos pela lei canônica, dizer alguma mentira sem maior importância e etc.
O pecado venial acumulado em nossas almas não pode se transformar em pecado mortal, porque o pecado mortal está associado a atos específicos. Um ato pecaminoso em termos veniais, não pode se tornar pecado mortal por acumulação. O pecado venial não agride a substância da lei divina e não apaga a graça em nossa alma. De todo modo, também é uma forma de afastamento do amor e da misericórdia de Deus que deve ser evitada. Principalmente porque, uma vez, acumulado, o pecado venial nos predispõe ao pecado mortal e debilita a caridade em nossa alma.
________________________________________________
2 - O Pecado Mortal é aquela falta moral que sempre elimina a graça divina da nossa alma, rompendo a amizade do homem com Deus.
Cometemos pecados sempre quando agimos livre e conscientemente ações adotadas por constrangimento externo insuperável ou por ignorância, não constituem pecado, não implicam em culpa pessoal ao autor da referida ação pecaminosa. O único pecado herdado é o pecado original que é transmitido por geração sem responsabilidade pessoal do homem.
Existe gravidade diferenciada no âmbito dos pecados considerados de caráter mortal. Pecados mortais são, por exemplo, pecar contra os Dez Mandamentos e pecar contra o Espírito Santo.
________________________________________________
3 - OS PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO
O pecado contra o Espírito Santo consiste na rejeição da graça de Deus; é a recusa da salvação.
Implica numa rejeição completa à ação, ao convite e à advertência do Espírito Santo (Mc 3.29; Hb 10,8).
Desesperar da salvação quando a pessoa perde as esperanças na salvação, achando que sua vida já está perdida e que ela se encontra condenada antes mesmo do Juízo. Julga que a misericórdia divina é pequena. Não crê no poder e na justiça de Deus.
Presunção de salvação, ou seja, a pessoa cultiva em sua alma uma idéia de perfeição que implica num sentimento de orgulho. Ela se considera salva, pelo que já fez. Somente Deus sabe se aquilo que fizemos merece o prêmio da salvação ou não. A nossa salvação pode ser perdida, até o último momento da nossa vida, e Deus é o nosso Juíz Eterno. Devemos crer na misericórdia divina, mas não podemos usurpar o atributo divino inalienável do Juízo.
A obstinação no pecado é a vontade firme de permanecer no erro mesmo após a ação de convencimento do Espírito Santo.
A Impenitência final é o resultado de toda uma vida de rejeição a Deus: o indivíduo persiste no erro até o final, recusando arrepender-se e penitenciar-se, recusa a salvação até o fim.
Consagra-se ao Adversário de Cristo. Nem mesmo na hora da morte tenta se aproximar do Pai, manifestando humildade e compaixão. Não se abre ao convite do Espírito Santo definitivamente.
Felizes são aqueles cuja a própria consciência não os acusam.
Fonte: Catecismo da Igreja Católica

4 comentários:

  1. é pecado ir p festas? eu n bebo, n fumo... so vou para ouvir o som que eu gosto!
    as bandas de reggae cantam mtas musicas que falam de Deus, apesar das bandas n serem evangelicas, é pecado eu ir no show? msm indo so p ouvir a musica que eu gosto?

    ResponderExcluir
  2. Patricia, pecado é tudo aquilo que vai contra sua consciência

    ResponderExcluir
  3. Todo aquele q for amigo do mundo sera inimigo de Deus...essa palavra é nitida. Busque as coisas dos ceus e nao as que estao na terra...porq aqui td passara...soh abpalavra de Deus permanecera eterna!

    ResponderExcluir
  4. Todo aquele q for amigo do mundo sera inimigo de Deus...essa palavra é nitida. Busque as coisas dos ceus e nao as que estao na terra...porq aqui td passara...soh abpalavra de Deus permanecera eterna!

    ResponderExcluir