/ Cristianismo: Perguntas e respostas: Porque o peixe é usado como símbolo do cristianismo?

Obrigado pela visita


Se você gostou do trabalho feito aqui ajude a divulgar, pois a necessidade de darmos conta da nossa fé hoje é mais urgente do que em outros tempos, visto que somos bombardeados por numerosas correntes filosóficas e religiosas contrárias à fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Somos assim levados a procurar fortalecer cada vez mais a nossa crença católica por meio de um aprofundamento sobre o que ensina o Sagrado Magistério, a Sagrada Tradição e as Sagradas Escrituras.


Queira Deus abençoar este trabalho e a todos os nossos leitores.


Página inicial Índice Remissivo de Artigos Última página


Traduza esta página

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Porque o peixe é usado como símbolo do cristianismo?


Por: Fabiano Carvalho



A palavra peixe em grego (iktys = Ἰχθύς), é monograma de Cristo que diz: Jesus Cristo, de Deus, Filho Salvador.





Ἰησοῦ Χριστοῦ υἱοῦ θεὸς σωτὴρ




Cada uma das suas cinco letras é vista como a inicial de palavras que traduzem Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador: I de Iesus, Jesus, k de Kristos, Cristo, T de Theu, Deus, Y(Y em grego equivale a U) de Uios, Filho, S de Soter, Salvador.

Nos inicio do cristianismo quando os cristãos eram perseguidos, eles criaram este código: Quando um cristão chegava perto de um desconhecido para conversar, este desenhava no chão um uma meia lua virada para baixo, se o outro fosse cristão este desenharia uma meia lua virada para cima junto com a meia lua antes desenhada, formando assim o esboço de um peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário