/ Cristianismo: Perguntas e respostas: Judas foi condenado?

Obrigado pela visita


Se você gostou do trabalho feito aqui ajude a divulgar, pois a necessidade de darmos conta da nossa fé hoje é mais urgente do que em outros tempos, visto que somos bombardeados por numerosas correntes filosóficas e religiosas contrárias à fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Somos assim levados a procurar fortalecer cada vez mais a nossa crença católica por meio de um aprofundamento sobre o que ensina o Sagrado Magistério, a Sagrada Tradição e as Sagradas Escrituras.


Queira Deus abençoar este trabalho e a todos os nossos leitores.


Página inicial Índice Remissivo de Artigos Última página


Traduza esta página

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Judas foi condenado?

Por: Fabiano Carvalho

Mesmo havendo uma profecia sobre o messias dever morrer para salvar-nos, não implica dizer que Deus obrigue ciclano ou fulano fazer isto ou aquilo, cada qual faz o que bem entende de sua vida.
Tudo nos é permitido fazer, mas nem tudo convém e nem tudo edifica.
Deus pôs a vida e a morte em nossas mãos, nós é quem vamos escolher qual é que mais nos convém.
O céu e o inferno nos é oferecido, pois nem o inferno é castigo e muito menos o céu é um prêmio, já cabe a cada um escolher que quer ficar com Deus ou longe dEle.
Deus sendo onipotente poderia predestinar uns ao castigo eterno e outros a glória eterna, mas Ele não seria justo se assim o fizesse e por isso não seria perfeito, o que é impossível, uma vez que a própria definição de Deus é a perfeição.
O fato de Deus saber o futuro, não implica que Ele regerá as ações de cada um, pois temos a liberdade de escolha de nossas ações.
Deus sendo o Sumo Bem, não obriga ninguém a fazer o mal, mas também não obriga a fazer o bem.
É Nisto que está a beleza Divina, pois nos criou com total liberdade de ação seja para o bem ou para o mal.
Muitos em sua fraqueza querem culpar Deus ou o demônio pelo mal no mundo, pela maldade das pessoas, mas veja que ninguém é obrigado a fazer o que não quer.
Mesmo que a pessoa esteja com uma arma apontada na sua cabeça e o juramento de morte se não fizer algo, ela não pode dizer que está obrigada a fazer algo, uma vez que ela tem a escolha ou faz o que se pede ou morre.
A vida sempre nos oferece dois caminhos ou mais, cada um escolhe o que bem entende seja certo ou errado.
Muitos falam da tentação do demônio, mas o que ocorre é o sugestionamento seja demoníaco, seja de uma pessoa ou ainda mesmo do próprio inconsciente.
Portanto se Judas fez o que fez, não foi por que fosse destinado a fazer e muito menos porque fosse obrigado, mas simplesmente por assim ele desejou fazer.

Se Judas pode ter se salvado, é uma questão que só Deus sabe e que só a Ele cabe julgar.

De fato a Santa Igreja não diz que Judas foi condenado, ou que tenha se salvado, embora haja alguns indícios. Judas rejeitou absolutamente a graça de Deus a ele oferecida.

Quanto aos suicidas a Igreja Católica sempre ensinou que podem ter se salvado, exatamente dependendo do seu estado emocional e psíquico na hora de sua morte, que por sua vez só Deus sabe com exatidão.

Judas foi escolhido a dedo por Nosso Senhor Jesus porque tinha os requisitos necessários para ser um grande e bom apóstolo. Mas usando mal de sua liberdade, Judas não soube corresponder a graça divina a ele oferecida.
Essa é a maior prova para nós hoje de que a graça de Deus nunca anula a natureza e a liberdade do homem.
Judas é culpado de seus atos, pois agiu com toda a liberdade e não obrigado. Jamais Deus o poderia te-lo escolhido com o mau desejo de que traísse a Nosso Senhor Jesus; Deus sendo Amor não faz e deseja nada de errado, pois sendo Deus é perfeito. Mas, por outro lado, Deus sabe aproveitar até do pecado de suas criaturas para daí tirar algum bem muito maior.
Assim, desse grande e horrível mal, a maior traição que a humanidade já conheceu, Deus soube tirar o maior bem, que é a salvação para a humanidade.
Não existe esse negócio de destino. Existe sim o homem agindo com sua inteligência, vontade e liberdade ou seja, o livre arbítrio ajudado sempre pela graça de Deus.
Só que nem sempre sabemos deixar a graça nos conduzir.
Lembrando que tudo nos é permitido mas nem tudo nos convém fazer.
Somente vai pro inferno quem assim o deseja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário