/ Cristianismo: Perguntas e respostas: O egocentrismo enraizado em nós

Obrigado pela visita


Se você gostou do trabalho feito aqui ajude a divulgar, pois a necessidade de darmos conta da nossa fé hoje é mais urgente do que em outros tempos, visto que somos bombardeados por numerosas correntes filosóficas e religiosas contrárias à fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Somos assim levados a procurar fortalecer cada vez mais a nossa crença católica por meio de um aprofundamento sobre o que ensina o Sagrado Magistério, a Sagrada Tradição e as Sagradas Escrituras.


Queira Deus abençoar este trabalho e a todos os nossos leitores.


Página inicial Índice Remissivo de Artigos Última página


Traduza esta página

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O egocentrismo enraizado em nós

Por: Fabiano Carvalho

A grande maioria da população seja cristã ou de outra crença pensa que o mundo gira em torno de si mesmo, e isso é um erro grotesco, já que, nesse mundo ninguém vive para si. O ser humano sempre foi um ser comunitário e religioso por natureza, mesmo que alguns “estudiosos” digam que os homens primitivos eram “arreligiosos”. Se observarmos desde os fósseis mais antigos se tem uma relação entre eles com a vida após a morte. Podemos notar que estes povos já realizavam o funeral e junto colocavam alguns pertences e alimentos para a jornada para a outra vida.

Quando se fala em ateísmo, nota-se que é uma prática de tempos modernos, onde o homem “não crê” em Deus apenas por comodismo e não por falta de provas. Na verdade, é preciso uma fé enorme para se dizer ateu, porque, quanto mais se aprofunda nos mistérios do universo, mais se tem a certeza de que se este “relógio” funciona é porque teve um bom “relojoeiro”.

O homem criou ao redor de si a “religião do Eu”, onde tudo está ligado ao ego. É interessante notar que quando se vive somente olhando para seu umbigo, sofre-se demasiadamente, já que, o mundo gira conosco ou sem nós. Querer ser o centro das atenções é causa freqüente de demências e depressões, muitas vezes severas. Note que quanto mais se quer chamar a atenção menos interesse se nota dos que estão a nossa volta, já que, nem sempre podemos ficar 24 horas por dia atentos aos desejos de todos.

Ninguém foi feito pra si, mas pelo contrário, fomos feitos para o outro. Quem vive para o outro é fácil notar que vive mais feliz, porque as felicidades e conquistas do próximo nos estimulam a buscar mais, a fazer mais. Quando se vive somente pra si, ganha-se a ansiedade, a inveja, a tristeza de presente, porque, ao ver que o próximo consegue algo a pessoa fica remoendo querendo saber o porque de fulano conseguir algo e ele não.

Devemos olhar o mundo de modo diferente, para poder aprender com os acertos dos outros e assim poder ter isso como exemplo e ao mesmo tempo evitar os erros. Ao contrário quem olha só para o seu umbigo e serve só o seu ventre vai ter que aprender com os seus erros, tornando assim, muito mais difícil a caminhada. Na vida ao longo dos séculos temos exemplos bons e ruins, devemos saber distinguir o que é bom para copiar e o que é mal para evitar. Já imaginou se tivéssemos de tomar veneno pra aprender que faz mal ou tivéssemos que ser mordido por uma cobra para aprender que é letal? E se tivéssemos de testar várias substâncias para saber o que é remédio para esta ou aquela enfermidade, ao invés de, aproveitar os conhecimentos que outros nos transmitiram?

Enfim, nascemos para viver em família e não em uma ilha isolados, nascemos para viver em comunidade e não numa cela solitária. Para que serviria o médico se fosse para usar os seus conhecimentos somente em seu beneficio? Para que serviria o farmacêutico se fosse para fazer remédios somente para si? Para que serviria o pregador se não fosse transmitir as palavras que ele guarda em seu coração? Para que serviria o professor se não fosse ensinar? Para que serviria o pedreiro se fosse fazer casa somente pra si? Para que serviria a costureira se fizesse somente a sua roupa? Assim, também somos nós, para que viemos a esse mundo se não fosse para viver como irmãos?

Sabemos que o mundo produz muito mais alimentos do que conseguimos consumir, então porque tanta gente passa fome? A resposta é simples e ao mesmo tempo cruel: Existe a fome no mundo por falta de partilha, pois, enquanto toneladas e mais toneladas de alimentos apodrecem nos depósitos, milhares de pessoas morrem de inanição e desnutrição e o mais triste é que outros milhares morrem devido a complicações por obesidade, ou seja, uns morrem sem comida e outros morrem por comer demais. Se os donos desses depósitos podem se dar ao luxo de jogar toneladas de comida estragada fora, porque não poderiam doar essa mesma quantia para quem não tem nada? Enquanto alguns acumulam gordura porque comem muito, porque não deixam o que sobra para alguém que nada tem? São coisas simples, mas com conseqüências catastróficas.

No Brasil temos a triste realidade de ver o presidente Lula doar milhares de toneladas de alimento para a África e o Haiti, enquanto aqui em nossa nação milhares de pessoas morrem de fome nas periferias das cidades, no vale do Jequitinhonha, no nordeste, etc. Muitos vão dizer que é nobre o que o Lula fez a estes países, porem, se esquecem que isso só foi feito para aparecer e mostrar força para os países ricos. Assim, a atitude de Lula é egocêntrica, apenas para mostrar o seu poderio, enquanto debaixo de seus tapetes se encontram um povo que morre de fome.

Nos EUA e em tantos países, vemos que se gastam bilhões com a guerra, dinheiro este que poderia acabar com a fome no mundo. É assim, poucos tem muito, e muitos não têm nada. Vemos que, a preocupação de quem tem dinheiro concentrado é apenas mostrar poder e por isso o mundo perece, por falta caridade, falta de compaixão. O Lula se preocupou em mandar comida para Israel, enquanto que Israel gasta bilhões para manter sua guerra e o Brasil vê milhares de pessoas que morrem por não ter um pão pra comer. O mundo seria outro se seguíssemos um único mandamento: “Amar o próximo como a ti mesmo”.

Se todo que se diz cristão se desse ao trabalho de dar ao menos o que sobra para quem precisa, o mundo já seria outro. O problema é que a maioria dos cristãos são apenas de fachada, e não se comprometem com os irmãos. Ainda mais nos tempos de hoje, onde se criou uma tal “teologia da prosperidade” que incentiva o dito cristão a ter, a acumular tesouros, enquanto que o maior dos mandamentos do mestre é o de amar o próximo. Se todo cristão se preocupasse mais em amar do que ser amado, perdoar do que ser perdoado, dar que receber, teríamos um mundo mais justo para se viver.

Hoje o mundo se preocupa muito mais em ter bens do que em ser do bem. Vemos uma mudança de valores, onde é preferível pisar em todos para ter algo, não importando como, do que, ajudar o outro para viver em justiça. Assim, vemos que o que anda em primeiro lugar na vida de uma grande maioria é o dinheiro, lembrando que não é possível servir a dois senhores.

O que se vê hoje é uma juventude fútil, jovens sem conteúdo intelectual, sem conteúdo moral e sem nada a oferecer. Vemos moças lindas que bastam abrir a boca para perceber que a única coisa que tem pra oferecer são seus corpos como carnes expostas em açougues. É difícil acreditar que com tanto conhecimento adquirido em pleno século XXI, a juventude não tenha um intelecto desenvolvido, a ponto de viver apenas por instintos como se fossem animais. Os valores morais que todo ser humano carrega em seu coração independente de credo, ficam enterrados no mais profundo de seu ser, tornando o jovem vazio e triste. Triste porque buscam a felicidade na matéria que se desgasta, enquanto que o intelecto é pra vida toda. Um homem que procure em uma mulher apenas a beleza, logo se entristecerá, porque com a velhice o físico se desgasta e nada sobra a não ser o intelecto e os valores morais cultivados. Um jovem que busque a felicidade em um corpo bonito ficará desconsolado, quando por alguma doença, pela obesidade, ou pela velhice, não ter mais um corpo torneado e vigoroso para exibir.

Os casamentos hoje duram pouco porque faltam os valores morais na juventude, os esposos, os pais, os filhos, os irmãos, os vizinhos, os amigos, os namorados, os governantes, o povo, enfim, ninguém mais se respeita. Vivemos num mundo onde se tornou normal mentir, usar linguagem chula, se prostituir, trair, roubar, naturalmente onde não há ordem e nem regras, não tem como haver harmonia. Não existe um sentido na vida quando o material é a razão de tudo.

A juventude esta ficando cada vez menos inteligente, hoje vemos “adolescentes” de 40 anos, perdidos e sem nada a oferecer. A TV é uma das grandes culpadas, basta assistir uma novela ou “reality shows”, ou aqueles tradicionais programas de domingo que nada educam, apenas poluem a mente do povão com todo tipo de coisa improdutiva, que apenas alimenta a ignorância do povo. O jovem teve sua inteligência diminuída se comparada a quatro décadas atrás. A juventude parou de pensar e vive apenas como marionete na mão da mídia que aliena e seduz.

Tanta futilidade nos faz pensar do porque dessa falta de idéias e de organização e de iniciativa própria da juventude para com o que acontece na sociedade. A educação oferecida pelas escolas não cria pessoas com interesse em adquirir conhecimento, este tipo de educação oferecido apenas mantém o jovem num nível de ignorância pré-estabelecido e incapaz de estabelecer algum juízo sobre o que ocorre ao seu redor. Hoje é comum vermos jovens imitando “celebridades” com suas roupas e atitudes fúteis. Vemos as composições do chamam de música com suas letras que nada dizem cantadas por cantores que nada cantam que por vezes chamam as mulheres de cachorras e éguas e ainda fazem elas aceitarem esse tratamento com um sorriso estampado no rosto. Perdeu-se o senso crítico e toda bobagem que a mídia oferece é sucesso. O jovem não se compromete com nada que não faça parte de seu mundinho, enfim, estão paralisados na ignorância e não querem sair dela.

Todo relacionamento só tem sentido quando implica no crescimento dos envolvidos, mas, como o ser humano egocêntrico de hoje só pensa em si e em seus sentimentos, não pode crescer na razão e muito menos dar amor já que só quer receber. Numa relação seja de esposos, de namorados ou simplesmente de amigos é necessário tanto dar como receber, assim quanto mais se dá, mais se recebe. Se tentamos agir com chantagens ao invés de agir com argumentos, ficamos cada vez mais longe de alcançar a felicidade. Muitos tentam se impor com gritaria, mas na verdade quem assim age é porque é fraco em argumentos e tenta sempre ganhar no grito. Quando passamos a servir é que provamos a verdadeira felicidade, porque a verdadeira face do amor é dar-se integralmente. Mas, para dar-se é preciso possuir-se e para isso é preciso dominar os instintos e agir com a razão. É preciso ser senhor de si mesmo ao invés de querer ser senhor do outro. Se o seu corpo te domina, não passa de um animal que vive de instintos (comer, beber, dormir, fazer sexo), assim, perde-se a razão e o intelecto agoniza.

Uma pessoa que vive só pelos sentimentos é escrava deles e nenhum escravo pode ser feliz, já que, a felicidade está em ser livre. O uso da razão sempre é fundamental para a felicidade. É preciso entender o que se passa a nossa volta, entender o outro, para ser feliz. Mas, ser livre não significa viver sem regras, pois se tornaria libertinagem. Nossa liberdade termina quando começa a do outro. Toda atitude implica em uma conseqüência, assim, o abuso da liberdade sem obedecer as regras leva a pessoa a pagar as conseqüências que sempre é prejudicial a ela mesma e a quem a rodeia. Será que é livre quem não respeita o sinal de trânsito e acaba sofrendo um acidente? Ser livre não é fazer o que quer, mas sim o que é preciso. Quem não segue as regras está sendo insensato e ilógico. Será que está sendo livre quem usa droga e fica bêbado? Claro que não, está sendo apenas louco e destruindo a sua saúde e quem não cuida de si mesmo muito menos poderá cuidar do próximo. Será que está livre quem transa com quem quer ou quem se prostitui? Claro que não, está apenas sendo escravo de suas paixões. Somos nós mesmos quem limitamos nossa liberdade, quando deixamos ser levados por nossas paixões, estamos apenas sendo escravos de nossos instintos, deixando assim de ser livre. Ser livre é exatamente dominar os instintos que muitas vezes nos tiram a razão. Se os prazeres o pegam pela orelha e te obrigam a satisfazê-lo é claro que você não está livre, já que, liberdade sem responsabilidade é apenas loucura. Você pode dar socos no ar a vontade desde que não atinja o nariz de alguém ou a ponta de uma faca. Você só será livre, não quando conseguir dominar o próximo, mas, quando conseguir dominar a si mesmo, seus atos, sua língua. Assim, quem é dominado pelos seus vícios ou por seus sentimentos, nunca poderá ser chamado de homem livre. Se tivermos consciência de nossos atos e formos responsáveis por suas conseqüências, assim poderemos ser felizes.

O mais importante é invisível aos olhos, por isso, busquemos cultivar o intelecto lembrando que toda sabedoria adquirida ninguém vai poder tirar de nós, mesmo que tirem a liberdade de nosso corpo, ninguém vai poder tirar a liberdade de pensar. Nossa vida é muito curta para podermos gasta-la com coisas fúteis que se acabarão com o tempo. Vejo muitas moças frustradas porque não tem um corpo de manequim ou não tem o cabelo das garotas propaganda de xampus, também rapazes que se frustram porque não tem o corpo de um modelo. Ninguém tem o corpo igual o do outro, por isso não devemos nos entristecer com coisas secundárias, devemos buscar antes o que é invisível e que não acaba com o tempo, que são os valores da alma e a sabedoria adquirida. A grande necessidade do ser humano nos tempos modernos é ter alguém que os ouça com tempo e disponibilidade, por isso, as vezes é necessário esquecer de nós para atender as necessidades do outro. Antes de apontar um defeito no próximo, preste mais atenção nas qualidades dele. Quando não podemos fazer nada de concreto para amenizar o sofrimento do outro, devemos ao menos estar perto para escutar, para dar o ombro pra que o outro chore.

O mal, muitas vezes, consiste em usar mal uma coisa boa, por isso sempre é preciso ponderar e fazer o uso da razão para não agir de impulso e estragar algo bom. Muitas vezes é preciso escolher perdoar ao invés de condenar, aprender ao invés de ensinar, calar ao invés de impor, agir ao invés de desistir, ajudar ao invés de criticar. Ninguém pode colher se não semear, assim, semeie o bem pelo mundo para poder receber o bem, semeie o amor para não colher ódio, ajude hoje, amanhã poderá ser você quem vai precisar de ajuda. Os exemplos que damos são a melhor forma evangelizar, já que, ninguém pode falar daquilo que não viveu. A moral e a ética exigem que se ensinem as nossas crianças e jovens o autocontrole para que no futuro sejam adultos responsáveis e capazes de tomar decisões, que saibam pensar por si mesmo e avaliar o que lhe é imposto. O desafio é fazer com que os bons não se calem diante do grito dos maus. Os nossos jovens foram educados sem receber noções de virtude, de moral, de ética, de pureza, sem cultivar o saber, por isso hoje estão afogando num mar de ignorância. Hoje o mundo padece por falta de cultura, de sabedoria e principalmente de valores morais. Acintosamente a TV, as revistas, os jornais, o rádio, o cinema e filmes e a internet estimulam a juventude a ser promiscua e a não dar atenção para o próximo que necessita de nossa ajuda material e intelectual, estamos sendo invadidos por um mar de lama de imoralidade e de falta de amor ao próximo que são ensinados por artistas famosos e bonitos, que não respeitam crianças e adolescentes. Perdeu-se o respeito e hoje vemos em plena luz do dia em TV aberta programas que ensinam nossas crianças a perderem a inocência e a malicia. Vemos na TV lindas moças e mulheres se tornam famosas por exporem suas nádegas e peitos de forma vergonhosa, ficam conhecidas por causa dessa depravação como se fosse uma mercadoria para consumo. As crianças e jovens ao verem querem repetir essa bestialidade e o pior é que tem pais e professores que estimulam e acham bonito.

Assim somos bombardeados de todos os lados por esses “valores” anticristãos e o pior é que vemos cristãos que dão esse tipo de contratestemunho, é preciso dar um basta e cultivar novamente os valores cristãos e éticos. Devemos ter a consciência crítica cristã, pois a mídia é um estímulo descarado a traição, a violência, ao sexo livre, ao aborto, a eutanásia, etc. As pessoas hoje são escravas da moda, da TV, das músicas depravadas, do horóscopo e do consumismo. Devemos discernir o que é bom para que nossos jovens não se percam no caminho da vida. Nosso destino somos nós que fazemos, assim, lutemos para que nossa vida não seja a perdição de outras vidas, porque, é triste cair e muito mais triste é arrastar alguém na nossa queda. Para o cristão é preciso ter uma fé madura, é preciso saber dar o motivo de sua fé a quem te pergunta, é preciso ser um exemplo de vida a ser seguido, porque tudo o que plantamos hoje colheremos amanhã.

Seja franco, não esconda o que pensa somente para seguir o que a massa quer, escute as idéias dos outros e procure entende-las mesmo que discorde. Seja apto a encorajar, estimular, animar e coloque suas idéias em prática lembrando que por ser criativo estará sujeito a erros, basta ter a humildade de admitir seu erro e ter a capacidade de concertá-lo. Debata sempre as idéias não o dono delas, lembrando que debate não é briga, nem insulto e xingos, mas, simplesmente examinar junto um assunto. Viva a vida abrangendo 360º olhe tudo a sua volta e dê atenção e ajuda a quem precisa. A felicidade consiste em se dar bem com todos que o rodeiam. Ajude e será ajudado, ame e será amado, elogie e será elogiado, dê e receberá, julgue e será julgado, porque quem com ferro fere com ferro será ferido. Sorria sempre, porque o sorriso é linguagem universal e amanhã pode ser você a precisar de um sorriso para alegrar o seu dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário