/ Cristianismo: Perguntas e respostas: Protestantismo: o que dizer?

Obrigado pela visita


Se você gostou do trabalho feito aqui ajude a divulgar, pois a necessidade de darmos conta da nossa fé hoje é mais urgente do que em outros tempos, visto que somos bombardeados por numerosas correntes filosóficas e religiosas contrárias à fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Somos assim levados a procurar fortalecer cada vez mais a nossa crença católica por meio de um aprofundamento sobre o que ensina o Sagrado Magistério, a Sagrada Tradição e as Sagradas Escrituras.


Queira Deus abençoar este trabalho e a todos os nossos leitores.


Página inicial Índice Remissivo de Artigos Última página


Traduza esta página

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Protestantismo: o que dizer?

Por: Fabiano Carvalho

Se Deus é um,
Se Cristo é um,
Se a verdade que Eles ensinaram é só uma,
Deve haver só uma interpretação.

Então, porque existem milhares de seitas ditas cristãs?
Porque cada uma prega uma verdade diferente?
Porque cada uma tem sua interpretação bíblica diferente?
Porque cada uma prega um Deus diferente?
Porque cada uma prega um Cristo diferente?
Porque cada uma tem uma moral diferente?

Só a IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA,
Veio através dos séculos desde Cristo até nossos tempos.

Os protestantes surgiram em 1517 dC, note quanta distância,
E desde então vem se dividindo e subdividindo cada vez mais.
Será que isto está certo?
Pois, Jesus nos disse:
“haja um só rebanho e um só pastor (Jo 10, 16)”
e também disse:
“que todos sejam um como tu Pai está em Mim e Eu em Ti (Jo 17, 21)”
“tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja (Mt 16, 18)”
note bem Jesus disse “a minha igreja” portanto é só uma .
E não milhares de seitas divididas e até hostis entre si,
Jesus quer a unidade e não a divisão.
Portanto o protestantismo é o maior contra-testemunho que o cristianismo pode dar em toda sua História.

“Mas o espírito expressamente diz que em tempos posteriores (a partir de 1517 dC) alguns apostatarão da fé (Lutero, Smith, Calvino, Daniel Berg, Edir Macedo, Ruterford e todos seus seguidores, etc), dando ouvidos a espíritos enganadores (a ganância, o orgulho, os fundadores das seitas protestantes), e a doutrinas de demônios (a maioria das seitas protestantes julgam as doenças ser causadas por demônios usam o demônio para atemorizar seus fieis e em seus cultos dão mais ênfase ao demônio que a Deus), pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada (isso é próprio de pastores para ganhar fieis), proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos (os protestantes proíbem comer carne de animais sufocados e sangue e os adventistas costumam ate ser vegetarianos ou não comem também carne de porco) que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade.” (1 Tm 4.1-3)

A igreja nasceu antes das escrituras; antes que estas existissem, já existia a igreja e a pregação de viva voz; a fé da igreja é anterior ao texto escrito. Foi a igreja quem a berçou; é a igreja quem a identifica, a abona e a entrega aos fiéis, geração por geração. por isso é falso querer julgar a igreja com a bíblia na mão, como se a bíblia fosse juiz e o critério para se avaliar a igreja; a bíblia nasceu da igreja e não vice–versa. o antigo testamento foi catalogado pelos judeus e o novo testamento catalogado pelos católicos. Foram também os católicos quem dividiu a bíblia em capítulos e versículos.
Foram monges católicos que preservaram a bíblia por séculos, copiando-a manualmente em material frágil. Se você raciocinar um pouquinho, verá que sem a igreja católica você não conheceria a bíblia.

O protestantismo separa Cristo da igreja; nem dentro do âmbito protestante se guarda a unidade. Contudo, acontece que na bíblia ocorre uma realidade muito clara, não podemos mais separar a realidade de Cristo da realidade da igreja. A palavra de Deus é clara neste ponto: a igreja é o corpo de Cristo (Cl 1,18). Quem persegue a igreja, persegue o Cristo(At 9,1-6). São Paulo compara ao mistério da união entre o homem e a mulher (Ef 5,31-32). Desde a antiguidade era demonstrado que a fé ou crença na igreja era parte da fé cristã.
A união de Cristo com a igreja está selada eternamente por vontade divina. Se isto está claro, cabe aqui uma pergunta: atacar a igreja não é exatamente o mesmo que atacar a Cristo?
É cristão, portanto, dividir o corpo de Cristo em milhares de fragmentos? Ou, pelo contrário, a divisão da unidade da igreja, do corpo de Cristo não é a arma mais poderosa de satanás se poderia servir durante a história da igreja? o protestante que entende esta realidade se é honesto e inteligente, necessariamente tem de deixar de ser protestante, a menos que queira pecar gravemente contra Deus. É evidente que um sistema religioso que afirma aceitar inteiramente o Cristo e todo o seu ensinamento, mas que leva em sua essência o vírus mortal da divisão do corpo de Cristo, somente pode ser definido como anticristo. parece forte dizer isto, mas a verdade é que o protestantismo é a negação de Cristo desde o momento em que, na prática, nega a existência de uma só fé, com um só batismo e um só credo. e, negando a existência dessa igreja, que é o corpo de Cristo, está negando o próprio Cristo. a reforma protestante foi o maior levante de aniquilação da igreja que a história já viu, levando os séculos posteriores ao relativismo e ao ateísmo.
é incompatível dizer que pertence a Cristo e pertencer a um sistema religioso que mutila continuamente o corpo de Cristo.
Quem divide o corpo de Cristo, divide o próprio Cristo por isso é anticristão.
O protestantismo separa Cristo da igreja; nem dentro do âmbito protestante se guarda a unidade. Contudo, acontece que na bíblia ocorre uma realidade muito clara, não podemos mais separar a realidade de Cristo da realidade da igreja. A palavra de Deus é clara neste ponto: a igreja é o corpo de Cristo (Cl 1,18). quem persegue a igreja, persegue o Cristo(at 9,1-6). São Paulo compara ao mistério da união entre o homem e a mulher (Ef 5,31-32). Desde a antiguidade era demonstrado que a fé ou crença na igreja era parte da fé cristã.
A união de Cristo com a igreja está selada eternamente por vontade divina. Se isto está claro, cabe aqui uma pergunta: atacar a igreja não é exatamente o mesmo que atacar a Cristo?
É cristão, portanto, dividir o corpo de Cristo em milhares de fragmentos? Ou, pelo contrário, a divisão da unidade da igreja, do corpo de Cristo não é a arma mais poderosa de satanás se poderia servir durante a história da igreja?
O protestante que entende esta realidade se é honesto e inteligente, necessariamente tem de deixar de ser protestante, a menos que queira pecar gravemente contra Deus. é evidente que um sistema religioso que afirma aceitar inteiramente o Cristo e todo o seu ensinamento, mas que leva em sua essência o vírus mortal da divisão do corpo de Cristo, somente pode ser definido como anticristo. Parece forte dizer isto, mas a verdade é que o protestantismo é a negação de Cristo desde o momento em que, na prática, nega a existência de uma só fé, com um só batismo e um só credo. e, negando a existência dessa igreja, que é o corpo de Cristo, está negando o próprio Cristo. a reforma protestante foi o maior levante de aniquilação da igreja que a história já viu, levando os séculos posteriores ao relativismo e ao ateísmo.
é incompatível dizer que pertence a Cristo e pertencer a um sistema religioso que mutila continuamente o corpo de Cristo. quem divide o corpo de Cristo, divide o próprio Cristo por isso é anticristão.
por isso a fé do livre exame da bíblia não coaduna com a fé cristã, pois, favorece o subjetivismo, as múltiplas interpretações do texto sagrado, donde se vê a pluralidade de orientações doutrinárias do protestantismo.
Quem lê um texto protestante dirigido contra as praticas católicas, lamenta o baixo nível das argumentações: são imprecisos tendenciosos; afirmam gratuitamente sem provar as suas acusações; baseiam-se em premissas falsas, anacronismos e datas fictícias. nunca citam o documento de onde tiraram, nem a pagina. quando citam um concilio ou o catecismo são vagos, não citam os cânones ou ao menos a pagina. as dificuldades assim levantadas pelos protestantes dissipam-se desde que eles estudem com precisão a bíblia e as antigas tradições do cristianismo.
Como o protestantismo não aceita a palavra de Deus em sua totalidade, já não tem critérios objetivos para interpretar a bíblia; cada qual quer dar as escrituras o sentido que ele acha melhor, e assim se vai diluindo e pervertendo a mensagem revelada por Deus. Pois a letra como tal é morta; é a palavra viva que dá o sentido adequado a um texto escrito.
Ora Lutero e seus seguidores desprezam a igreja fundada por Cristo, e fundam suas seitas. Em conseqüência, cada ‘igreja’ protestante é uma sociedade meramente humana, que não tem a garantia da assistência do Espírito Santo, porque se separaram do tronco original.
Por isso estas ‘igrejas’ se contradizem e se ramificam em virtude de discórdias e interpretações bíblicas pessoais de cada fundador de seita protestante; predomina aí o “eu acho” de cada falso profeta de denominação protestante, que reforma a denominação anterior e será reformada pela subseqüente.
a grande razão pela qual o protestantismo se torna inaceitável ao cristão que reflete, é o subjetivismo que o impregna visceralmente.
Disto se segue à divisão descontrolada do mesmo em dezenas de milhares de denominações diversas, contraditórias e hostis entre si.
O subjetivismo torna o protestantismo um tipo de religião mais fácil de seguir que o catolicismo.
Pois a moral católica é bem severa pois se opõem ao divorcio, aborto, contracepção, eutanásia, homossexualismo, relações sexuais pré-matrimoniais... Isto confere uma dignidade e nobreza ao catolicismo que não é fácil sustentar para muitos em nossa época. Por isso procuram o protestantismo como válvula de escape, já que aceitam tudo isso.
Esta diluição do protestantismo e a perda dos valores cristãos estão na lógica de Lutero, que ensinou o livre exame da bíblia, daí resulta que cada um tira das escrituras o que bem lhe apraz.
Entre Cristo e os apóstolos de um lado e os fundadores humanos de outro, não há como hesitar, só se pode optar pelos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos, deixando de lado os falsos profetas.
basta olhar algumas denominações protestantes: testemunhas de Jeová, mórmons, adventistas, universal do reino de Deus, igreja internacional da graça de Deus, congregação cristã do Brasil, quacker, igreja socorrista, amigos do homem, comunidade nova vida, ciência cristã, exercito da salvação, cuspe de Cristo, etc. o que há em comum na pregação destas seitas protestantes?
Somente o livre exame. Cada qual deu o sentido que quis a bíblia. Deus não é Deus de confusão “1 cor 14,33”. Donde se vê que em nada há de cristão no protestantismo, a única coisa em comum nestas seitas é o somente o subjetivismo.
Infelizmente os reformadores protestantes tomaram a bíblia como “a única fonte de fé” e pior ainda, entendida segundo o “livre exame” de cada crente, podendo interpretá–la segundo o seu parecer.
Dessa “livre interpretação” da bíblia, cada qual tira a conclusão que quer, a que lhe seja oportuna e cômoda, até a de fundar uma nova “igreja” dirigida pelo seu fundador, contra o que Jesus determinou.
Negaram e Tradição oral, abandonaram a Igreja, esquecendo que Ela é anterior à bíblia(Novo Testamento).
Foi uma grande traição a Jesus, à Igreja e ao Espírito Santo, que há quinze séculos já conduzia a Igreja sem nunca abandoná–la.
Na verdade, a reforma protestante foi o começo de toda esta lamentável situação que vivemos hoje, um mundo ateu, materialista, racionalista e hedonista, ofensivo a Deus e a Igreja.
A reforma protestante influenciada pelo renascimento, deu a partida ao liberalismo e ao relativismo religioso
que hoje assola o mundo todo.
Negando a Igreja de Cristo, os reformadores aceitaram a fundação de numerosas igrejinhas de líderes humanos, todas originadas do subjetivismo dos seus fundadores. A maneira subjetiva com que se lê a bíblia levou o protestantismo ao esfacelamento, cada “igreja” com sua doutrina e sua fé e seu “deus” particular e a confusão vai longe...
Como aceitar a existência da fruta e negar a árvore que a gerou?
Esses indivíduos(os protestantes)dizem blasfêmias contra tudo que desconhecem(o catolicismo); e o que conhecem os leva a ruína, pois só as conhecem instintivamente, como animais irracionais.(Judas10)
Infelizmente o protestantismo tem atacado a igreja em termos não raro mentirosos e passionais. Não é assim que se promove a causa de Cristo, que disse “eu sou a verdade e a vida”. Por isso entre a igreja de Cristo que é a católica e as seitas protestantes fundadas sobre falsos profetas, prefiro seguir a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário